Eng. José de Matos, secretário-geral da APCMC

Enquanto secretário-geral da Associação Portuguesa de Comerciantes de Materiais de Construção tem sido um dos promotores da inovação nesta fileira do sector, tendo a APCMC avançado, recentemente, com a iniciativa APCMC + Inovação. O programa visa a criação de um grupo piloto de empresas, o qual servirá de veículo de um conjunto de acções que visam apoiar as PME a suprir insuficiências no que respeita a concepção, implementação e comercialização de soluções construtivas sustentáveis e inovadoras.

Engª. Rita Moura, presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção

Presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção (PTPC), organismo que visa a promoção da reflexão sobre o sector e implementação de iniciativas e projectos de investigação, desenvolvimento e inovação, que possam contribuir para o incremento da respectiva competitividade no quadro geral da economia congregando e promovendo a cooperação entre empresas, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), associações, federações, confederações, entidades públicas ou privadas, do sector da construção e obras públicas ou com ele ligadas.

Engª. Vera Santos, Sénior Manager da WINNING Scientific Management

Sénior Manager da WINNING Scientific Management no Centro de Competência de Innovation Management dirigindo vários projetos em diversos setores, tais como, Banca, Telecomunicações, Seguradoras, Retalho, entre outros. Licenciada em Engenharia do Ambiente, com um mestrado executivo em Gestão com especialização em Marketing pelo ISCTE, e uma pós-graduação em Sistemas de Gestão Ambiental e Planificação dos Recursos Naturais pela Universidad Politecnica de Madrid. Com um percurso de mais de 13 anos de experiência em consultoria, tem apostado nas áreas de inovação e sustentabilidade, onde tem sido responsável pelo desenvolvimento de processos com vista à competitividade empresarial, com base em estratégias eficientes que garantem a continuidade e a diferenciação do negócio. Liderou vários projetos de desenvolvimento de sistemas de gestão, definição de estratégia, melhoria e reengenharia de processos, processos de envolvimento com ‘stakeholders’, formação, ‘workshops’ de inovação e criatividade, comunicação e sustentabilidade, auditorias internas e processos de certificação. Foi responsável pelos serviços de inovação da área de advisory da PwC, e pela criação do iLab, o programa de inovação da PwC Portugal, bem como senior advisor responsável na unidade de negócio de sustentabilidade da KPMG. Foi professora auxiliar do Programa de Sustentabilidade Empresarial do ISCTE/INDEG e tem ministrado ao longo da sua carreira várias ações de formação em torno dos temas de Inovação, Social Media e Sustentabilidade bem como tem sido oradora convidada para várias conferências em redor destas temáticas. Na WINNING, lidera a oferta a clientes no âmbito do Innovation Management Competency Center, o qual está estruturado como um processo de inovação ‘end-to-end’ de forma a apoiar os clientes nas áreas de Strategic Intelligence, Diagnósticos de Inovação, Modelos Operacionais e Sistemas de Gestão de Inovação, Programas «Boost Me Up», Programas de Formação e apoio à Comunicação SMART.

Profª Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Doutorada em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Docente da FEUP e investigadora Sénior do INESC Porto INESC. Membro do Conselho de Administração do Departamento de Engenharia Electrotécnica da FEUP, entre 2001 e 2004, quando foi nomeada Vice-Presidente do Conselho de Administração do INETI – Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, onde tem sido responsável pela gestão das actividades de investigação e desenvolvimento. A partir de Setembro de 2006 acumulou as funções de Presidente da mesma Instituição. Em Janeiro de 2009 foi nomeada Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia.

Arq. José Cardia

Licenciado pela universidade de arquitetura de Lisboa – 1987. Atividade diversificada na Arquitetura, como autor e coordenador, desde sempre. Quase trinta anos de emoção no projeto e em viagens pelo trabalho. Em Portugal, França, Timor, Moçambique, Angola e Brasil. Dos projetos de escala aos pequenos projetos, em peças de equipamento, turismo, saúde, desporto, indústria, comércio, pequenas cidades, em soluções funcionais urbanas, habitação, grandes edifícios de Estado, privados, públicos, de raiz e ou reabilitação. Pequenos pormenores em ambientes e na decoração de pequenos espaços. Também - Fiscalização, coordenação de obra , design de comunicação de móveis e iluminação. Artigos de opinião e publicações de arquitetura. Ensaios também e com parcerias tecnológicas, nos projetos de obras de arte, como "Ponte ou Porto de águas profundas), mobilidade urbana e iluminação pública.

Patrocinadores

Knx BOSCH Winning Otis


Parceiros

greenmedia ordem dos engenheiros


Produção

formigas