Regulamento Prémios Inovação na Construção 2017

Introdução

O Jornal Construir, a revista Anteprojectos e o site Projectista.pt, voltam a apostar na divulgação das boas práticas e na promoção do esforço e empenho das empresas no desenvolvimento de Materiais e Equipamentos, que sejam uma mais-valia para o sector e que representem um forte avanço na vertente da Inovação. No fundo, o reconhecimento do que fazem e no reconhecimento das empresas em si mesmas. Ao esforço das empresas na produção e distribuição das soluções mais inovadoras nas categorias “Materiais e Produtos” e “Equipamentos, junta-se a categoria “Empresas”, que reconhece o percurso empresarial em prol do desenvolvimento da Inovação no sector da Construção, em toda a sua fileira.

Cientes de que em Portugal há áreas que não têm o merecido reconhecimento, a Área Associativa, editora responsável pela revista Anteprojectos, Jornal Construir e Projectista.pt avançou em 2014, para colmatar essa lacuna.

Os prémios Inovação na Construção 2017, promovidos pela Área Associativa, têm como objectivo distinguir os melhores trabalhos de boas práticas e soluções na construção desenvolvidas posteriormente a 1 de Janeiro de 2016. São dirigidos a todas as empresas que tenham desenvolvido Materiais, Equipamentos, Sistemas ou Produtos diferenciadores e uma “mais-valia” para o mercado.

Será atribuído um prémio por categoria, existindo 34 categorias a concurso. Estas, por sua vez, integram-se em 3 grandes categorias (Empresas, Materiais e Produtos e Equipamentos).


Regras

Os prémios Inovação na Construção 2017 Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda. visam premiar as empresas mais inovadoras, materiais, equipamentos e produtos produzidos posteriormente a 1 de Janeiro de 2015.

Os prémios estão abertos a todas as empresas que tenham apresentado trabalhos em Portugal (Continente e Regiões Autónomas) ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior ou do exterior para Portugal. Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos reais.

O material e a documentação apresentada passam a ser propriedade do concurso, pelo que não serão devolvidos.

Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, nos produtos do Grupo Workmedia.

A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer uma das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem os requisitos considerados necessários.

Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para inscrições, não haverá devolução do valor de inscrição. Se o pagamento não tiver sido efectuado, fica o concorrente responsável pelo pagamento de um valor correspondente a 50% do montante da inscrição.

Se o mesmo trabalho for inscrito por entidades diferentes, é considerada válida a primeira inscrição.


Júri

O júri será composto por profissionais reconhecidos e será presidido pela directora da Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda. que não terá direito de voto excepto em caso de empate.

O júri é constituído por:

Eng. José de Matos, Secretário-geral da APCMC

Eng. Rita Moura, Presidente da Plataforma Tecnológica Portuguesa de Construção

Engª. Vera Santos, Sénior Manager da WINNING Scientific Management

Profª Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia

Arq. José Cardia

A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso. Se o júri entender que em determinada categoria nenhum dos trabalhos merece receber o troféu pode optar por não atribuir o prémio, aplicando-se o mesmo à “Empresa do Ano”.


Votação

Terminado o prazo de inscrições cada jurado receberá todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria os trabalhos vencedores, até ao limite de metade dos trabalhos inscritos nessa categoria. Haverá posteriormente uma reunião de júri onde os trabalhos seleccionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganhará o trabalho que recolher o maior número de votos. A presidente do júri não participará na votação, cabendo-lhe apenas a tarefa de, em caso de empate, decidir o vencedor. A escolha do júri é soberana.

Os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos no sector, não estão impedidos de inscrever trabalhos, mas não participam na decisão final das categorias nas quais têm trabalhos a concurso. Os resultados serão divulgados apenas durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorrerá no dia 13 de Julho 2017, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa


Inscrição

As inscrições estarão abertas a partir das 09 horas do dia 01 de Junho de 2017 e encerrarão às 18 horas do dia 07 de Julho de 2017.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, no sistema de inscrição online disponível através do formulário disponibilizado.

O processo de inscrição está subdividido em três etapas:

I. Primeira etapa: consiste no preenchimento do formulário que foi dispensado de cadastro da empresa.

II. Segunda etapa: a empresa será contactada pela Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda., que validará a sua pré-inscrição. Será nesta fase disponibilizado um formulário mais abrangente, que deverá ser preenchido na íntegra pela empresa concorrente.

III. Terceira etapa: a empresa deverá enviar o formulário, as imagens e o comprovativo de transferência bancária, para aleitao@construir.pt. Será posteriormente contactado pela Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda., que validará por definitivo a sua inscrição.

Documentos necessários, que deverão ser anexos ao sistema de inscrição, param efetivar sua inscrição:

a) Preenchimento do formulário final de validação;

b) Comprovativo de transferência bancária (sendo que o mesmo é um dos requisitos para a validação das inscrições);

c) Logotipo da empresa;

d) Imagens dos produtos/materiais/equipamentos a concurso, num máximo de 4 imagens;

A inscrição com os trabalhos, deverá ser enviada em formato digital ou serviço de transferência de ficheiros (ex: wetransfer, yousendit, etc), para aleitao@construir.pt.

O sistema de inscrição possui mecanismos de consistência relativos ao correto preenchimento das informações de cadastro da empresa. Em caso de preenchimento incompleto a inscrição não será validada pelo sistema de inscrição.

O preenchimento errado, bem como a falta de encaminhamento da documentação exigida para a avaliação das propostas implicará na eliminação da inscrição.


DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS

07 de Julho de 2017.


CALENDÁRIO

- Abertura das inscrições – 01 de Junho de 2017

- Encerramento das inscrições – 07 de Julho de 2017

- Data limite de entrega de formulário – 07 de Julho de 2017

- Cerimónia de entrega dos Prémios – 13 de Julho de 2017


PREÇO

O custo de cada inscrição é de 100€ (mais IVA). No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 10 trabalhos, cada peça passa a ter um custo unitário de 75€ (mais IVA).


PAGAMENTO

O pagamento das inscrições deve ser realizado com a inscrição dos trabalhos e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.

O pagamento poderá ser efectuado por transferência bancária ou por cheque:

Transferência bancária:

Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Banco: Caixa Geral Depósitos

número de conta: 0675045989630

NIB: 0035 0675 0004 5989 63022

SWIFT: CGDIPTPL

IBAN: PT50 0035 0675 00045989630 22

com a referência de pagamento PINOVACAO seguido do nome de facturação do cliente.

O comprovativo da transferência deverá ser enviado juntamente com o formulário para Ângela Leitão (aleitao@construir.pt) e também para Adosinda Gonçalves (agoncalves@workmedia.pt)

Pagamento por cheque:

Passado à ordem de Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

E enviado para:

Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Prémios Inovação na Construção 2016

Av. do Brasil, Nº 35, 1º C - 1700-062 Lisboa


DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

Os vencedores serão divulgados numa festa a realizar no dia 13 de Julho de 2017, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, para a qual serão convidados todos os que inscreveram trabalhos, bem como os responsáveis e intervenientes do mercado na área dos trabalhos a concurso.

NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO VÁLIDAS QUANDO RECEBER, NO SEU E-MAIL, A CONFIRMAÇÃO, FEITA PELA OR GANIZAÇÃO DO CONCURSO.


RESPONSABILIDADES

- É da inteira e única responsabilidade da Área Associativa- Comunicação e Serviços, Lda., como entidade organizadora, a escolha dos locais, critérios de organização da exposição e critérios e operações de divulgação do Prémio.

- A entidade organizadora não aceita quaisquer responsabilidades adicionais em relação às explicitamente assumidas neste Regulamento, directa ou indirectamente, decorrentes deste Prémio Inovação na Construção 2017.

- Seja pelo acto de se apresentarem a concurso, seja pelo acto de aceitação de uma escolha do Júri para nomeação, os autores aceitam integralmente o conteúdo do presente Regulamento, bem como o uso que for decidido dar a imagens e referências das obras em que se inserem as soluções nomeadas, sem que por isso seja devida qualquer compensação, particularmente no que respeita à exposição, ao catálogo e à divulgação em meios de comunicação Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Salvo indicação explícita em contrário, para efeitos de Pré-Candidatura, Candidatura ou qualquer esclarecimento, todos os contactos devem ser dirigidos a:

Área Associativa – Comunicação e Serviços, Lda.

Prémios Inovação na Construção 2016

Av. do Brasil, Nº 35, 1º C - 1700-062 Lisboa

Telefone: +351 210 994 557

Ângela Leitão (aleitao@construir.pt)

Patrocinadores

Knx BOSCH Winning Otis


Parceiros

greenmedia ordem dos engenheiros


Produção

formigas